CASA LEIXÕES
DATA 2020 LUGAR Matosinhos TIPO Habitação PROMOTOR Privado
EQUIPA Filipa Figueira e Paulo Sobreira (Co-autor) FOTOGRAFIA Ivo Tavares Studio
A Casa localiza-se num antigo bairro de pescadores junto ao Porto de Leixões.
Tal como é característico deste tipo de construções, a casa original caracteriza-se por espaços de pequenas dimensões. Para colmatar a falta de espaço de espaço e se adaptar a novas necessidades de uso, foi sendo alvo de diversas ampliações e alterações avulsas, descaracterizadoras da construção original, sem relevância arquitectónica que justificasse a sua manutenção/adaptação.
O projecto opta por demolir as ampliações, substituindo-as por uma acção integrada e qualificada, capaz de se adaptar à construção original ao mesmo tempo que resolve as necessidades espaciais e programáticas do projecto
A casa organiza-se em dois pisos, no primeiro localizam-se as zonas comuns: sala de estar, sala de jantar e cozinha, todas comunicantes de forma a ampliar o espaço mas divididas através de elementos de madeira vertical de modo a delimitar os vários espaços.
O espaço interior prolonga-se para o exterior através de um vão com a largura total da fachada, promovendo a utilização do interior do quarteirão como espaço qualificado e de apoio à habitação. O limite do lote é rematado por um edifício com o áreas técnicas e complementares da habitação.
No piso superior desenvolve-se a área privada da casa com um quarto, instalação sanitária e um espaço mutável, inicialmente escritório mas com capacidade de ser transformado em quarto no futuro.
A condição doméstica do bairro é sintetizada na escolha e escala dos materiais. No exterior é aplicado apenas o reboco branco, marcando a unidade da casa no conjunto de casas em banda. No interior as paredes e tectos completamente brancos contrastam com a cor e textura dos elementos de carpintaria em carvalho.