CENTRO DE SAÚDE SANTA IRIA DA AZÓIA
DATA 2018 LUGAR Loures TIPO Concurso, Serviços PROMOTOR Município
EQUIPA Filipa Figueira e Tiago Vieira (Arquitectos); Ani Engenharias (Engenheiros); Duarte Natário (Paisagista)
O objectivo desta intervenção é primeiro, introduzir no vazio urbano existente um edifício eficiente capaz de responder à sua função, propondo uma solução formal que assume um papel de referencia urbana, enriquecendo o contexto envolvente através da adição de novas experiências urbanas.
As decisões de projecto foram tomadas a partir de duas abordagens:
1 – A convicção que neste tipo de contexto genérico a Arquitectura deve assumir um papel catalisador de referência urbana, destacando a autonomia formal do edifício sobre a sua envolvente enquanto estabelece uma relação com os habitantes e o território.
2 – Uma abordagem rigorosa sobre o programa de modo a definir a melhor organização e manutenção do edifício.
2.1 A solução propões um gesto claro e decisivo na relação entre o edifício e o terreno, controlado as dinâmicas entre o programa e a escala do território através de uma forma abstracta. O terreno sofre alterações mínimas e o edifício adapta-se à situação. O espaço público é prolongado naturalmente para o interior do lote até à entrada principal do volume, mantendo a maior parte da área exterior pública. O volume circular é auto referencial e assume um papel de referência urbana, esta característica é reforçada pela fachada contínua em tijolo.
2.2 A organização funcional é clara e amiga do utilizador. A entrada pública é directa para a receção, a partir daqui todos os espaços públicos são acessíveis através de um corredor circular único, sem escadas ou elevadores. Os espaços técnicos e de apoio localizam-se na cave. O edifício representa um processo de síntese económica e de eficiência de programa, durante a sua construção e manutenção.